Análise Cinema

Crítica | Chocolate

postado por Carol Matheus

Chocolate é um belíssimo retrato da antiga vida do circo, em que particularmente apresenta a história do primeiro palhaço negro da França, Chocolate. Além de mostrar a vida circense, o longa expõe o racismo existente na época, e como o personagem principal desencadeia essa consciência, lida e se transforma com tudo o que está acontecendo a sua volta.

16203286
Com uma fotografia bonita, uma trilha sonora delicada e elegante, e roteiro afiado, o diretor Roschdy Zem leva o gênero tragicômico, por meio de seus dois personagens principais, com relação as duas possibilidades da condição humana, além do mais transmite vários sentimentos ao espectador, em que muitas ocasiões irá faze-los se emocionar diversas vezes.

chocolate-filme2016
Com a proposta de testar a popularidade de Omar Sy, uma vez que o papel foi feito especialmente para ele, sua atuação é realmente marcante, e somos inebriados pelo charme, ousadia e coragem do personagem, fora que muitas vezes ficamos com muita vontade de dá um sacode nele, por mais que possamos compreender muitas de suas dificuldades.

chocolate05
Chocolate (Omar) surgiu com a ajuda do palhaço Foottit (James Thiérrée), um palhaço decante, que traz a perspectiva da graça elegância, controle da situação, sem contar com o ar aristocrático. Para mim que sou uma humilda fã incondicional de Chaplin, ver seu neto James atuando como um palhaço, em que na representação usava muito da pantomima, foi especialmente emocionante para mim, e acredito que até uma pessoa que não tem essa ligação, irá se emocionar também.

189447.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx

O filme também chega a mostrar quando Chocolate, desiste de sua carreira nos picadeiros, assume seu nome original Rafael Padilla, e parte para uma empreitada artística no teatro. Questionando o a falta de um ator negro nos teatros, segue em rumo de um projeto ousado e inovador, Rafael estrela a peça Otelo, de William Shakespeare. O momento máximo de sua consciência racial, infelizmente é atropelada pela plateia, e o deixa sem nenhum apoio do público circense ou teatral.

Chocolate_0

Chocolate é baseado em fatos reais, e como vocês puderam conferir até agora, retratada a sociedade francesa do início do século, uma sociedade que era preconceituosa e tinha suas mudanças de forma lenta. Ainda que se passe em um momento específico, a história passada ao espectador, está super atual, com o paralelo da questão imigratória na Europa, os preconceitos sociais, além das discussões sobre os limites publicitários e humorísticos. O longa tem uma direção muito competente, as atuações transformam o drama, em um gracioso e íntimo retrato sobre o mundo artístico francês.

Confira o trailer:

maxresdefault

Sobre o autor

Carol Matheus

Crítica, Redatora, Social media
Apaixonada por cinema e toda sua história e composição, viciada em redes sociais, amante de fotografia analógica e uma formação baseada em séries.

Ei! Deixe seu comentário